Forum Carpistas Links Úteis:

ImageShack

Windguru

Meteo

Youtube

APCF

Facebook

Loja online:
www.LojadoCarpista.com

Última visita: Data/Hora: 23 abr 2014 08:37

Os Horários são TMG [ Horário de Verão ativo ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Comportamentos das carpas
MensagemEnviado: 28 abr 2007 20:50 
Mestre
Mestre

Registado: 21 mar 2007 21:38
Por aquilo que eu tenho observado a carpa tem quase sempre maior actividade ( actividade visivel saltos, bolhas de água etc... ) ao anoitecer e nas primeiras horas do dia. Como só tenho prestado mais atenção a estes promenores á relativamente pouco tempo gostaria que m explicassem o porquê delas aparentemente se deslocarem do local do pesqueiro para outro locais durante o dia e só ao anoitecer encostarem no pesqueiro? Estarei a escolher mal o pesqueiro? Será local de passagem??

Um abraço

Pesca sem morte :P :P :P

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 28 abr 2007 23:41 
Mestre
Mestre

Agradecia algumas respostas mesmo que estas não sejam com 100% de certeza.

Muito obrigado :oops:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 29 abr 2007 12:40 
Mestre
Mestre

Registado: 04 fev 2007 14:29
Eu acho que tem muito a ver com a luminosidade , durante as horas de maior luz o peixe tem tendencia a afastar-se das margens por uma questão de segurança , voltando a estas ao anoitecer. :wink:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 29 abr 2007 15:50 
Mestre
Mestre

Seguindo esta ideia um dia destes vou experimentar fazer dois pesqueiros um a 4/5 metros e outro a 10 metros para confirmar se elas se deslocão para mt longe do pesqueiro ou então se ficam por perto mas a maior frofundidade.
Estarei errado?????

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 30 abr 2007 01:59 
Fórum Administrador
Fórum Administrador

Registado: 04 jul 2005 01:09
Filipe qual é para ti o tipo de fundo assim melhor onde elas são capazes de pegarem mais no engodo? é que aqui tenho muito esse problema de elas saltarem que até cansa mas pouco irem ao isco.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 30 abr 2007 10:20 
Sénior
Sénior

Registado: 04 jan 2007 11:29
filipe varela por vezes as carpitas tem a barriginha cheia e só dão saltinhos!!!não picam!!!´já me aconteceu!!os fundos que eu mais gosto são os de areão!!concordo com quem disse que elas encostam de noite por maior segurança!!as carpas manifestam mais actividade visivel ao nascer e por do sol!Sim!!para mim isso é genaralizado a quase todos os peixes e animais na sua maioria!!!pensem lá comigo!!!quando é que se ouvem mais passaros a cantar!!?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 30 abr 2007 15:09 
Mestre
Mestre

Registado: 04 fev 2007 14:29
Apenas as carpas podem dizer se determinados pesqueiros são ideais para lá estarem ou não. Tu é que tens que procurar em vários pesqueiros e em várias profundidades , pois por vezes encontras peixe onde menos o esperas :wink:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 30 abr 2007 16:23 
Fórum Administrador
Fórum Administrador

filipe Escreveu:
FilipeVarela Escreveu:
Filipe qual é para ti o tipo de fundo assim melhor onde elas são capazes de pegarem mais no engodo? é que aqui tenho muito esse problema de elas saltarem que até cansa mas pouco irem ao isco.

Engodo???
Tens que te esclarecer melhor quando te referes a engodo,pois se forem farinhas,não sei pq é coisa que não utilizo,a não ser que seja outra coisa.
Diz-me a tua engodagem e eu dou-te a minha opinião... :wink:

Engodo - estou a falar de milho, canhamo, pellets e boilies, essas coisas assim.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 01 mai 2007 14:23 
Mestre
Mestre

Registado: 12 jul 2005 19:52
Porque não usar pellets em vez de outros engodos :?: :?: :?:
Os trout pellets são baratos e nutritivos e ocupam imenso as carpas.
Quanto a mim, deve-se evitar completamente o milho (já expliquei porquê), enquanto o cânhamo não.
Os fundos de gravilha ou areia dão sempre resultados bons, as praias de gravilha de declive suave batidas pelos ventos são pesqueiros óbvios.
Todavia, os fundos de lodo e de ervas são muito apreciados pelas carpas, quem sabe se até mais, porque são onde elas vão buscar alimentos (caracóis de água, larvas, bloodworms ou vers de vase). Barragens que tenham muitas ervas são barragens propíciais para as carpas. Isso é um dado básico do carpfishing.
Hoje em dia, as técnicas e montagens para pescar em cima de ervas estão muito desenvolvidas com o uso de pop-ups, etc

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 01 mai 2007 15:23 
Fórum Administrador
Fórum Administrador

Obrigado :) são pormenores que não ligava, realmente mesmo ao lado do meu pesqueiro normal (20 metros ao lado) tem uma zona mesmo de areia e não tem mais de 5 metros de fundo, vou tentar lá brevemente, tenho é de ver primeiro bem o local pk tem muita lenha, mas é mesmo areia parece uma praia. Já no meu pesqueiro é mais uma mistura de terra, um pouco de areia escura e lodo. Perguntei isto porque elas saltam que é uma coisa doida mas pouco atacam o isco. Quanto aos pellets de trouta estou mesmo interessado mas não tenho um contacto que venda barato e que envie pelos ctt.

Cumprimentos e obrigado :)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 01 mai 2007 22:52 
Fórum Administrador
Fórum Administrador

Ok filipe pode ser que a malta faça uma pescaria já falei isso mais ou menos com o Diogo. Pois eu agora ando numa de experimentar lá várias formas de engodagem para ver qual a devo apostar com toda a força. o meu msn é: epilifalerav@hotmail.com

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 03 mai 2007 18:28 
Mestre
Mestre

Correndo o risco de ser enfadonho e repetitivo, volto a dizer que milhares de pescadores em toda a Europa incluindo Portugal usam pellets (granulados) com bons resultados, porque não haveriam de resultar aqui, pelo menos em certas circunstâncias enquanto engodagem complementar às sementes ou mesmo alternativa??

Vou apresentar algumas razões:

a) é uma forma prática de engodar, não precisas de cozer nada, basta-te o baitrocket.

b) os granulados de peixe têm, quanto a mim, uma vantagem enorme em relação às sementes, sobretudo num contexto de águas em que as carpas não crescem, podem ajudá-las a crescer mais (claro que o efeito prático só se poderá notar em águas de dimensão mais pequena).

c) podem-se arranjar a preços módicos e acessíveis em grandes quantidades.

d) pode-se juntar a qualquer tipo de engodagem, como por exemplo farinhas, sementes, etc Embebidos nessa água das sementes têm um efeito espectacular pois absorvem esses sumos e depois libertam-nos lentamente.

c) mantêm os peixes muito tempo ocupados porque se dispersam rapidamente

d) os pellets de peixe se moídos no 123 dão um óptimo ingrediente para o mix dos boilies em percentagens de 30% a 40%. Usar pellets da mesma composição dos boilies é uma boa ideia.

e) não há qualquer perigo de saturação, seja qual for a densidade de peixe do sítio onde se pesca.

Atenção, não estou a dizer que são melhores do que as sementes ou do que uma engodagem pura com boilies, estou a dizer que podem constituir uma alternativa prática para uma engodagem rápida no próprio dia, até conjuntamente com outras coisas. De vez em quando, é bom mudar um pouquinho, colocar o nosso toque pessoal na engodagem.
Quanto a mim (fora de contextos de competição) o ideal é mesmo engodar só com boilies puros mas sei que isso é difícil pelo tempo e pelo dinheiro que se investe

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 03 mai 2007 19:27 
Juvenil
Juvenil

Registado: 20 abr 2007 22:32
Páscoa sabes de algum sitio em lisboa ou em Tomar para comprar esse granulado (Pellets). e qual o preço praticado?
Como é que eles se desfazem na água?
pergunto isto por causa dos lagostins :evil:
cumprimentos

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 03 mai 2007 23:38 
Mestre
Mestre

Infelizmente este tipo de granulado (trutas) vai atrair os lagostins como moscas para o teu pesqueiro porque estes adoram este tipo de coisa (já pude constatar isso com frolic no rio Ave ), mas há maneiras de evitar que isso cause problemas à montagem.
É que os lagostins atraem as carpas também. Há pescadores que engodam os pesqueiros com este tipo de iscos precisamente para atrair os lagostins, porque os lagostins atraem as carpas grandes.

Talvez o melhor no teu caso é usar boilies duros como pedra que resistem melhor aos ataques e um estralho de nylon ou fluorcarbon rígido e forte (mínimo 0,40). E uma engodagem mista com boilies e sementes (embora eu não seja fã de excesso de sementes na engodagem)
Há quem use pop-ups para os lagostins n ratarem o isco mas talvez n valha a pena complicar. Há muita gente aqui que usa montagens normais em águas onde há lagostins. O melhor é ir verificando o isco e a montagem.
Uma barragem ou rio onde haja grande concentração de lagostins significa grandes carpas.
Aqui encontra-se com facilidade esse tipo de granulados. Talvez numa boa casa de pesca se consiga encomendar sem ter que pagar portes, etc Nas lojas on line e outras vende-se mas fica muito caro. Tenta contactar uma piscicultura onde eles usam isso como alimento, talvez consigas obter barato. Parece que há aqui quem saiba onde comprar aí mais em baixo.
Os granulados para galinhas poedeiras também dão um bom engodo para as carpas e penso que não atraem os lagostins porque são à base de cereais. E se os embeberes no perfume (ou dip) que estás a usar, ficas com um engodo prático e barato e de assimilação rápida.
No teu caso tens uma coisa que muitos desejariam ter ao pé de casa, um local onde as carpas são sempre grandes o que facilita muito, não tens que te preocupar com a canalhada.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 04 mai 2007 10:15 
Juvenil
Juvenil

Registado: 20 abr 2007 22:32
Obrigado pelo esclarecimento, fiquei sempre com essa dúvida quando comecei a ouvir falar na ração para peixe porque esta normalmente tambem contem peixe gordo como ingrediente, e os lagostins se lhe cheira a peixe ou óleo de sardinha caem no pesqueiro que nem cães. :x

Os lagostins tambem tem anos em que á mais e outros que pouco se fazem sentir num desses anos que até no fio da madre eles vinham agarrados experimentei usar flutuadores entre os iscos que faziam elevar a montagem +- meio palmo do fundo e mesmo assim os sacanas conseguiam puxar o fio e comer o isco :x .
quase que dava em louco de 15 em 15 minutos tinha que tar a vereficar as pescas.

Ainda não experimentei foi usar a 10, 20 metros do pesqueiro uma engodagens com farinhas á base de peixe para os atrair e no pesqueiro das carpas usar apenas uma engodagens de origem vegetal, pode ser que consiga afastar os lagostins.

Cumprimentos

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ Horário de Verão ativo ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: